26 de mar. de 2012


O que é ser mambembe, por Arthur Azevedo e seus personagens:

“Muita gente continua a ignorar o que é mambembe. Amigos e anônimos pedem-me pelo correio que lhes dê a significação desse vocábulo bárbaro...”

Frazão: “Mambembe é a companhia nômade, errante, vagabunda, organizada com todos os elementos de que um empresário pobre pode lançar mão num momento dado, e que vai, de cidade em cidade, de vila em vila, de povoação em povoação, dando espetáculos aqui e ali, onde encontre um teatro ou possa improvisá-lo. Aqui está quem já representou em cima de bilhar.”

“O teatro antigo principiou assim, com Téspis, que viveu no século VI antes de Cristo, e o teatro moderno tem também o seu mambembeiro no divino, no imortal Molière, que o fundou. Basta isso para amenizar na alma de um artista inteligente quanto possa haver de doloroso nesse vagabundear constante. E, a par de incômodos e contrariedades, há o prazer do imprevisto, o esforço, a luta, a vitória! Se aqui o artista é mal recebido, ali é carinhosamente acolhido. Se aqui não sabe como tirar a mala de um hotel, empenhada para pagamento da hospedagem, mais adiante encontra todas as portas abertas diante de si. Todos os artistas do mambembe, ligados entre si pelo sofrimento, acabam por formar uma só família, onde, embora às vezes não o pareça, todos se amam uns aos outros e vive-se, bem ou mal, mas vive-se!”

“Creio que (a palavra mambembe) foi inventada, mas ninguém sabe quem a inventou. É um vocábulo anônimo trazido pela tradição de boca em boca e que não figura ainda em nenhum dicionário, o que aliás não tardará muito tempo. Um dia disseram-me que em língua mandinga, mambembe quer dizer pássaro. Como o pássaro é livre e percorre o espaço como nós percorremos a terra, é possível que a origem seja essa, mas nunca o averiguei.”

Marcadores: , , , ,