15 de abr. de 2009

De Lucca para Curitiba

Inauguração do Lanches Itália em 1969. Ao lado da máquina de café, Bruno Birindelli é o primeiro à esquerda. Desatando o laço inaugural, o cônsul da Itália Gottardo Bottarelli
Falar em Lanches Itália é falar no italiano Bruno Birindelli, que depois da Segunda Guerra, assim como muitos de seus conterrâneos, deixou a cidade de Lucca, na Toscana, e migrou para o Brasil em busca de melhores oportunidades.

Bruno se instalou primeiro em São Paulo, onde chegou a montar um restaurante, mas logo desceu para Curitiba. Aqui, em meados da década de 50, teve a lanchonete Acrópolis e a cafeteria Sorriso do Paraná, trazendo para esses estabelecimentos máquinas de sorvete italiano e de café expresso, então novidades.

O Lanches Itália seria criado por Bruno em novembro de 1969, sob o edifício Brasilino Moura – chamado por alguns de “Tomara-que-caia”, pela sua arquitetura inclinada em direção à rua. Bruno só deixou o comando da lanchonete em 2000, aos 77 anos, quando passou a administração do negócio para seu genro Antônio Simões.

Desde então, pequenas reformas foram feitas na casa e alguns quitutes saíram do cardápio, mas a essência do Lanches Itália permanece a mesma. Para o bem de todos os seus freqüentadores, tudo ali ainda termina em boa pizza.

Serviço
Lanches Itália. Rua Cândido Lopes, 229. Aberto das 8 às 20h. Sábado até às 17h. Tel.: 3232-5175.

Marcadores: , , ,