9 de jul. de 2008

Artes cênicas)))
A duplicidade é um eterno enigma

Sem notícias de ti, mon cher é centrada num misterioso par de figuras andróginas



Fica em cartaz até o dia 13 de julho, na Casa Hoffmann, a peça Sem notícias de ti, mon cher, realizada pelos criadores-intérpretes Luis Carlos Zabel e Maíra Silvestre. O trabalho é resultado do programa de pesquisa em dança contemporânea que é desenvolvido no local.

Ao longo de aproximadamente 20 minutos, Luis e Maíra não dizem uma palavra, mas conseguem sugerir uma porção de idéias através da movimentação de seus corpos.

Os atores encarnam duas figuras praticamente idênticas e andróginas. Seus trajes extravagantes (vestem saias brancas plissadas e armadas, corpetes e uma espécie de camisa rendilhada negra, com ombreiras em formato de bolas) emprestam a eles uma aura de nobreza, que combina com as suas posturas corporais.

Com trejeitos que bem poderiam caber a um lorde inglês ou a uma gueixa japonesa, eles reproduzem cenas cotidianas, como uma pausa para um chá ou os momentos que antecedem o sono, e também desenvolvem certas ações que nos deixam com a pulga atrás da orelha, como quando ficam pulando num pé só ou quando se arrastam pelo chão, por exemplo.

E como os personagens de Lewis Carroll, Tweedledum e Tweedledee, eles permanecem sempre juntos, seja dividindo o chá, o tédio ou a insônia. É claro que, ao longo desse convívio, volta e meia surgem pequenos conflitos (a certa altura, eles se dão as mãos, porém cada um vai para um lado), mas fica evidente que eles são inseparáveis.

A todo momento o público é levado a questionar sobre quem são esses dois (seriam irmãos? marido e mulher? representam uma mesma pessoa?) e que tipo de relações eles têm (eles se amam? se odeiam? ou as duas coisas?).

Obra aberta, Sem notícias de ti, mon cher nos estimula a fazer as mais diversas leituras sobre o seu conteúdo, sem cair na chatice e na completa arbitrariedade que assolam muitos espetáculos experimentais por aí. Pela boa dinâmica entre as suas cenas e pela precisão demonstrada por esses jovens atores em suas performances, mesmo o espectador mais perplexo se mantém ligado até o fim da peça.

Serviço
Sem notícias de ti, mon cher. De quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Até o dia 13 de julho. Entrada franca. Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. Rua Claudino dos Santos, 58, Largo da Ordem. Tel.: 3321-3228.

Marcadores: , , ,