A destruição ao alcance da “Mão”
Ator e diretor veterano em Curitiba, Hermison Nogueira faz sua estreia na dramaturgia. Até o dia 11 de dezembro, no Colégio Estadual do Paraná, fica em cartaz a montagem de “Mão”, que reúne seis textos curtos de Nogueira. As sessões acontecem às quartas e quintas, sempre em dois horários: 19h30 e 21h30. A entrada é gratuita.
Acostumado a trabalhar com peças complexas, como a “A Língua da Montanha”, de Harold Pinter, e “(A)tentados”, de Martin Crimp, já montadas no Colégio Estadual, em “Mão” Nogueira apresenta uma dramaturgia igualmente ousada, que trata, de maneira ampla, sobre várias formas de destruição praticadas pela mão humana.
A peça acontece na sala subterrânea número 10, com capacidade para 40 pessoas. “Esse espaço oferece uma proximidade grande com o espectador. Além disso, é apropriado ao nosso tema por ser sombrio. É quase uma tumba”, brinca Nogueira.
Linguagem poética
Em “Mão”, os atores Andreia Fragoso, Diego Aleixo, Eduardo Gotardelo, Francielly Rocha, Joyce Constantino, Rafael Nepel, Marcio Santos e Wagner Barroso lidam com uma linguagem poética, que foge do lugar-comum.
Resumir o enredo de cada um dos seis textos – “Terrestre”; “Ar-Má”; “Renascimento”; “Emboscada”; “Palindromia”, e “Guilhotina” – é, portanto, tarefa complicada. O dramaturgo prefere que o público tenha liberdade para tirar suas conclusões, sem ser contaminado por explicações prévias.
A força no olhar dos atores, a precisão de seus movimentos e a segurança transmitida por eles são elementos que também já dizem muito sobre o trabalho. Composto em sua maioria por alunos formados no curso técnico de teatro do Estadual, o elenco fez quase um ano de treinamento com Nogueira, que é também professor do colégio.
“Trabalhamos com a perspectiva de que o palco não é um espaço convencional. Para ocupá-lo, você precisa justificar isso. Um ator não pode se igualar ao espectador em termos de energia, de potência. Tem que ir além”, conclui Nogueira.
SERVIÇO
Peça: “Mão”
Texto e direção: Hermison Nogueira
Atuação: Andreia Fragoso, Diego Aleixo, Eduardo Gotardelo, Francielly Rocha, Joyce Constantino, Marcio Luiz dos Santos, Rafael Nepel, Wagner Barroso
Local: Sala 10 do Colégio Estadual do Paraná. Av. João Gualberto, 250, Centro
Data: Quartas e quintas em dois horários: 19h30 e 21h30. Até 11 de dezembro
Entrada gratuita
Marcadores: GRUTA, Hermison Nogueira, Mão, Teatro